Brasil, 1556 - Giovanni Ramusio

O PRIMEIRO MAPA DO BRASIL

Publicado em Veneza no ano de 1556, talvez este seja o primeira mapa que mostra o Brasil individualmente, embora de forma ainda imprecisa. 

Este raro documento faz parte do "Atlas Delle Navigazione e Viaggi", de Giovanni Battista Ramusio, e descreve a viagem do piloto francês Jean Parmentier na costa brasileira, ressaltando as boas relações dos franceses com os índios, a extração de pau-brasil e a captura de animais silvestres - os maiores pontos de interesse da França. 

O interior do país era desconhecido, como pode ser comprovado pela fantasiosa indicação dos rios Amazonas e da Plata nascendo num vulcão ativo, em plena selva amazônica. Acima desse ponto, ficava a "Terra Non Descoperta". 

Repare que o mapa está "deitado", orientado com o norte (tramontana) para a direita, o sul (ostro) para a esquerda, o leste (levante) para baixo e o oeste (ponente) para cima. Não havia, naquele tempo, a convenção de alinhar os mapas verticalmente no eixo norte/sul. 

Embora seja um mapa mais pictórico do que geográfico, alguns pontos estão bem definidos, como a indicação de Cabo Frio, no lado esquerdo da gravura (estrela e nome nossos). Ramusio preferiu não incluir o clichê canibalista tão freqüente nos mapas do Brasil da época, mas não escapou à tentação de registrar alguns monstros marinhos. Uma esplêndida peça de museu!

Celso Serqueira e-mail do autor

  > fechar <

www.serqueira.com.br

© Copyleft 2005 CMS