Anúncio na revista Veja e principais jornais do Brasil, década de 1970

SEM QUALQUER IRONIA

Para alegria das traças, hoje deixamos os mapas na gaveta para mostrar a vocês uma curiosa propaganda de 30 anos atrás.

"Sem qualquer ironia. Goiás quer a sua poluição industrial." Assim começa o texto deste estranho anúncio publicado em página inteira nos jornais de todo o país em meados da década de 1970. 

Nessa época, o movimento ecológico começava a ganhar espaço na imprensa, mas era considerado "coisa de comunista" e portanto mal visto pelos militares. A represália veio do governo goiano - alinhado com a ditadura - que inundou a mídia com esta peça publicitária de duplo objetivo: desmoralizar os ecologistas e atrair a implantação de indústrias no Estado.

O resultado foi inesperado: quase que Goiás se tornou uma espécie de Cubatão do Centro-Oeste. Foi salvo por um outro governador que, prevendo o desastre ambiental irreversível, sancionou a Lei de Controle da Poluição, em 1978. Imediatamente foi vedado o uso de recursos públicos em projetos poluidores e proibida a instalação de empresas desqualificadas.

Por causa da promulgação desta lei, que funciona até hoje, Goiás terminou sendo um dos pioneiros em legislação ambiental no País. O tiro dos coronéis saiu pela culatra.

Celso Serqueira e-mail do autor

  > fechar <

www.serqueira.com.br

© Copyleft 2005 CMS