Italy, Geographical Fun, William Harvey - 1868

POLITICAMENTE INCORRETO

Desde que publicou o primeiro mapa ilustrativo deste tipo, no final do século 18, o autor o descreveu como "uma abordagem bem-humorada de vários países, com breve introdução e linhas descritivas", destinada a tornar a geografia atraente e acessível às crianças. 

Pelos conceitos atuais, entretanto, alguns destes mapas podem sugerir estereótipos e indicar características e detalhes ofensivos ou politicamente incorretos, principalmente de fisionomias de autoridades ou
de traços culturais e étnicos das populações. Na época em que foram publicados, eram muito populares e refletiam os conceitos e interpretações gerais sobre os países retratados. 

A Escócia, por exemplo, era normalmente representada por um bobo da corte (espécie de palhaço) segurando uma caneca de cerveja e montado sobre a Inglaterra. Naquele tempo, isto era até engraçado, mas se atualmente alguém se referir assim aos escoceses, sem dúvida estará comprando briga.

A série completa representou os países da Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Itália (acima), Prússia, Espanha/Portugal, Escócia e Gales. Acima, como exemplo, o mapa da Itália, desenhado em 1868, em Londres.

Celso Serqueira e-mail do autor

  > fechar <

www.serqueira.com.br

© Copyleft 2005 CMS