Mapa do Ártico e indicação da Casa de Papai Noel Na Lapônia 

PAPAI NOEL? PÓLO NORTE?!

Muitas pessoas julgam que Papai Noel só existe na imaginação das crianças, certo? E quase todo mundo acredita num Pólo Norte branquinho de neve, tranquilão, cheio de terras congeladas no seu friozinho de até 50 graus abaixo de zero. Pois bem, minha árdua tarefa de hoje será mostrar que isto é um completo equívoco: o bom velhinho é real e o Pólo Norte, uma lenda. Quer apostar? 

Pra começar, o  Pólo Norte Geográfico não existe fisicamente, ele é apenas uma referência num grande bloco de água flutuante, formado por congelamento no fim do outono, que fica zanzando por aquele espaço. Não existe terra num raio de 300 quilômetros.

O pólo é um ponto invisível e imaginário sobre esse mar congelado, no meio do Oceano Glacial Ártico.  O território mais próximo é o Ártico - uma extensa área ao redor do pólo, delimitada pelo Círculo Polar Ártico, que inclui partes da Rússia, Escandinávia, Groelândia, Canadá e Alaska. 

Você já deve ter entendido que Papai Noel jamais poderia morar nesse tal de Pólo Norte. Então, onde ele vive? Vamos descobrir. Papai Noel é baseado numa pessoa verdadeira - São Nicolau -, um bispo de barbas brancas, caridoso e generoso com as crianças, que viveu nos idos de 1300, na Turquia. 

Durante muitos anos, ele ficou esquecido, até que em 1925, após longas pesquisas em livros antigos, alguns estudiosos descobriram referências sobre um descendente de São Nicolau, descrevendo-o como "um papai que vive isolado, muito longe, rumo ao norte, no país do eterno inverno, tendo como únicos vizinhos os ursos brancos e as morsas". 

Dois anos depois, um programa infantil de rádio noticiou, por brincadeira, a descoberta deste local mítico: a Vila de Papai Noel ficava em Korvatunturi, um monte a poucos quilômetros de Rovaniemi (capital da Lapônia filandesa), onde abundavam as renas. 

A história terminou ganhando repercussão mundial e estimulou a população da cidade a desenvolver nas décadas seguintes um verdadeiro complexo natalino, tornando realidade para todo o mundo a existência da oficina de Papai Noel e criando a tradição dele na Finlândia. 

Mais de meio milhão de admiradores visitam anualmente a "Aldeia de Santa Claus" de Rovaniemi, onde sempre é Natal. O Correio de Papai Noel também é um sucesso, e o velhinho costuma responder em oito línguas as cartas que lhe chegam. O endereço é: 

Santa Claus Main Post Office ARTIC CIRCLE 
Fin - 96930 Napapiiri Finland 
Fax: (358) 16 356-2157 
www.santaclaus.posti.fi 

Mas nem tudo é paz e amor nessa história. Em abril de 2004, o parque teve que demitir três duendes por contenção de despesas na época de baixa temporada. Um outro problema é internacional: com o sucesso da Finlândia, outros países resolveram entrar no negócio e alegam possuir os "verdadeiros e originais" papais-noéis, interessados nos lucros do turismo. 

A questão é tão séria que chegou ao Congresso Mundial de Papais-Noéis, que se realiza anualmente em Makken (norte de Copenhague), no mais antigo parque de atrações do mundo, criado em 1583. Mas, por enquanto, a questão continua sem solução e todos são considerados verdadeiros. No Brasil, o encontro anual de papais-noéis ocorre na Aldeia do Natal em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Espero ter demonstrado com clareza que o Papai Noel existe e que o Pólo Norte é apenas um mito. E você? Já descobriu onde vive o "bom velhinho"? Pois eu conto: ele mora no fundo do coração! Que o amor e a generosidade que ele representa estejam sempre dentro de nós! 

FELIZ NATAL!

Notas 

1) Para acompanhar em tempo real a viagem de Papai Noel pelo mundo, acesse o site Rastreando Papai Noel

2) Se não dá para ir à Lapônia conhecer o bom velhinho, na encantadora colônia finlandesa de Penedo, RJ tem a Casa de Verão de Papai Noel (foto abaixo), com boa programação natalina: danças folclóricas, corais, lojinhas típicas e procissão nórdica (Rua das Velas, 100, Pequena Finlândia, Penedo - tel. 24 3351-2002)

Casa de Papai Noel em penedo, RJ

3) Outro local lindo para ver Papai Noel é Gramado, RS onde os meses de novembro e dezembro são dedicados à realização do sensacional  Natal de Luz. São muitos megaespetáculos diários e atrações que pouco ficam devendo aos melhores do mundo no gênero. Mas pesquise com antecedência, pois os ingressos costumam acabar logo e não são exatamente baratos (em torno de R$80 por atração e crianças não têm desconto - valores de 2010).

 
Celso Serqueira e-mail do autor

  > fechar <

www.serqueira.com.br

© Copyleft 2005 CMS