"Projecto de Hum Passseio Publico em Memoria do Dia 13 de Maio de 1816, S.M.F. o Senhor 

Rey D. João VI pela Camara da M.R. da Praia Grande, Jul.ão Pallière invent, 1819"

A PRIMEIRA PLANTA URBANA DE NITERÓI

Parte 2 de 2

Este documento raro complementa o do artigo anterior, a primeira planta urbana de Niterói (na época denominada Vila Real da Praia Grande). Os dois mapas foram publicados por ocasião da emancipação do povoado em 1819. 

O projeto do Passeio Público consiste em jardins e alamedas cercados, com uma belo portão de entrada e o nome de D. João VI no centro do jardim. A data mencionada no título do documento (13/04/1816) refere-se a: 

  • aniversário de D. João VI 

  • primeira ida do rei à Praia Grande 

  • criação da primeira bandeira brasileira 

  • assinatura da carta-lei que transformou o Principado do Brasil em Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves 

A elevação de povoado para vila foi conseqüência da primeira visita do rei à Praia Grande. Dom João VI foi convidado para passar uns dias na "Banda d`Além", onde foi presenteado com um palacete próximo ao cais de São Domingos, na esquina da rua da Praia com a rua do Ingá, atuais Visconde do Rio Branco e José Bonifácio. 

Houve missas, louvores e festas. Comovido, El-Rei concedeu ao povo o privilégio do "Beija-mão", uma tradição vinda dos tempos medievais, na qual era permitido à boa sociedade apresentar-se ao rei e beijar-lhe a mão. Desde então, passou a ter um carinho especial por esse povo e demonstrou satisfação em atender, três anos depois, em 1819, ao desejo de emancipação daquele povoado.

Celso Serqueira e-mail do autor

   > fechar <

www.serqueira.com.br

© Copyleft 2005 CMS