Mapa-múndi de Desliens, Dieppe, 1567

O MUNDO DE PERNAS PRO AR

Não, a imagem não está errada. Trata-se apenas de uma concepção original do cartógrafo Nicolas Desliens, há quase 500 anos, baseado no fato de que, se a Terra é redonda, tanto faz como seja representada. Neste documento, o Norte está na parte inferior, mas a convenção atual é de representá-lo para cima.

Uma curiosidade neste mapa-múndi é a indicação da Austrália (Terra Australis), legendada como "Java Grande", com bandeiras de Portugal. Os portugueses mal tinham descoberto o Brasil quando o navegante Cristóvão de Mendonça, em 1522, apareceu com notícias de um imenso e rico continente a sul de Timor. 

Mas essa descoberta de nada serviu aos portugueses. Lembram-se de que eles tinham sido astuciosos e mudado a linha do Tratado de Tordesilhas para oeste, tirando o Brasil dos espanhóis? Pois a conseqüência deste artifício, no outro lado do globo, foi que a maior parte do novo continente passou para fora da faixa de domínio de Portugal. O cobertor era curto: recuando o Meridiano de Tordesilhas, os patrícios incluíram o Brasil, mas terminaram excluindo a Austrália, ora pois. As bandeirinhas no mapa não convenceram.

No detalhe da animação, ampliação do Brasil - de cabeça pra baixo, mas com as legendas corretas.

Celso Serqueira e-mail do autor

   > fechar <

www.serqueira.com.br

© Copyleft 2005 CMS