Estações de pouso no Rio de Janeiro -  PanAm, 1934

ONDE POUSAVAM OS AVIÕES

Em 23 de outubro comemora-se o Dia do Aviador e reverencia-se Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação. O mapa acima, de 1934, é nossa forma de homenageá-lo  e a todos os aeronautas do Brasil. 

Nas décadas de 30 e 40, a aviação comercial utilizava principalmente hidroaviões, que embarcavam e desembarcavam passageiros e carga em terminais à beira da água (vem daí o nome aero+porto). A aviação de pouso e decolagem terrestre, ainda incipiente, se misturava à dos hidroplanos e operava na Ponta do Caju (aviões do Sindicato Condor), Ilha do Ferreiro (aviões da Pan American) e no Campo de Manguinhos (diversas companhias), conforme mostra parcialmente o mapa acima. Alguns equipamentos pousavam no mar e eram içados por enormes guindastes para a terra, como ocorria no Caju.

Nessa época, uma viagem aérea do Rio a Nova Iorque levava sete dias e um navio a vapor fazia o mesmo percurso em 12 dias. O avião do Condor demorava dois dias para chegar a Natal, RN.

O Aeroporto Santos Dumont foi construído em 1936 sobre aterro retirado do Morro do Castelo e era pouco mais que um simples atracadouro de hidroaviões na Ponta do Calabouço. Foi o primeiro aeroporto civil do Brasil e só passou a concentrar o tráfego terrestre da aviação a partir de 1947.

Celso Serqueira e-mail do autor

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