ONDE POUSAVAM OS AVIÕES
Em 23 de outubro comemora-se o Dia do Aviador e reverencia-se Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação. O mapa acima, de 1934, é nossa forma de
homenageá-lo e a todos os aeronautas do Brasil.
Nas décadas de 30 e 40, a aviação comercial utilizava principalmente
hidroaviões, que embarcavam e desembarcavam passageiros e carga em terminais à beira da água (vem daí o nome aero+porto). A aviação de pouso e
decolagem terrestre, ainda incipiente, se misturava à dos hidroplanos e operava na Ponta do Caju (aviões do Sindicato Condor), Ilha do Ferreiro
(aviões da Pan American) e no Campo de Manguinhos (diversas companhias), conforme mostra parcialmente o mapa acima. Alguns equipamentos pousavam no
mar e eram içados por enormes guindastes para a terra, como ocorria no Caju.
Nessa época, uma viagem aérea do Rio a Nova Iorque levava sete
dias e um navio a vapor fazia o mesmo percurso em 12 dias. O avião do Condor demorava dois dias para chegar a Natal, RN.
O Aeroporto Santos
Dumont foi construído em 1936 sobre aterro retirado do Morro do Castelo e era pouco mais que um simples atracadouro de hidroaviões na Ponta do
Calabouço. Foi o primeiro aeroporto civil do Brasil e só passou a concentrar o tráfego terrestre da aviação a partir de 1947.
Celso Serqueira |
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