Mapa da França Antártica (Rio de Janeiro), de Duval, elaborado a partir das viagens de 

Villegagnon e Jean de Leri ao Brasil nos anos de 1557 e 1558

RIO, A FRANÇA ANTÁRTICA

Embora fundado oficialmente pelos portugueses em 1565, o Rio de Janeiro foi ocupado e "inaugurado" realmente dez anos antes, pelos franceses, que batizaram a região de França Antártica. 

A Baía de Guanabara era conhecida desde 1502, mas os portugueses inicialmente não viram grandes riquezas no litoral do Brasil e deixaram o país praticamente abandonado por meia década, o que despertou o interesse da França. 

O português Estácio de Sá fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1º de março de 1565, no sopé do Pão de Açúcar, e conseguiu vencer os franceses dois anos depois, em violentas batalhas na Praia da Glória e na Ilha do Governador. 

Ainda em 1567, a sede da cidade do Rio de Janeiro foi transferida para o Morro do Descanso, mais tarde chamado Alto da Sé, depois Alto de São Sebastião, Morro de São Januário e finalmente Morro do Castelo, que terminou demolido em 1922. 

O mapa é rico em detalhes e mostra a conformação topográfica original do Pão de Açúcar (Pot de Beurre), afastado da praia. Com os morros da Urca e Cara-de-Cão, ele formava a Ilha da Trindade, que hoje está integrada ao continente em conseqüência de assoreamento e de um aterro no final do século 17. Outra curiosidade é a indicação de pontos de interesse ora em francês, ora em língua indígena.

Celso Serqueira e-mail do autor

   > fechar <

www.serqueira.com.br

© Copyleft 2005 CMS